quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SIEGER BRASILEIRA CBPA 2012 - PASTOR ALEMÃO



Café do Conan do Vale da Glória

De 03 a 05 de agosto transcorreu a “Sieger” Brasil 2012, do CBPA – Clube Brasileiro do Pastor Alemão.
“Sieger” é como se denomina a principal exposição da raça Pastor Alemã em cada país: temos a “Sieger” alemã, a “Sieger” argentina, a “Sieger” brasileira, etc..
Neste ano, a “Sieger” brasileira do CBPA transcorreu em Atibaia-SP, com julgamento do francês Marc Renaud, com expressiva participação de criadores e expositores do Rio Grande do Sul, abaixo sintetisada:

O primeiro destaque é para a VA1 (siegerin), vencedora da classe de fêmeas selecionadas (a classe de fêmeas adultas), a gaúcha Zara da Colônia Alegretti, extraordinária filha do sieger brasileiro de 2006 Iasmo von Kolbeck (e neta do legendário Bugre da Fonte do Mato, presente no pedigree do Sieger CBPA 2012 Matute de La Dulce Laika) e de Lee da Colônia Alegretti (uma filha do Mischaland's Chaplin numa filha do Yasmo Wienerau). Zara mereceu anos de trabalho árduo, gerações sendo esculpidas pelo titular do canil Colônia Alegretti, de Santa Maria, o conhecido juiz e criador José Raul Saldanha.

Zara com Cláudio Abreu, Zé Raul, Rodrigo e Kiko
 

Outro produto do canil Colônia Alegretti que merece destaque é
SG1 Kelly da Colônia Alegretti (Waiko v d Freiheit Westerholt x Bluma do Recanto von Lak). Kelly foi a “siegerin” vencedora da terceira categoria (exemplares de 12 a 18 meses).


Kelly da Colonia Alegretti, SG1


Na terceira  categoria machos,, tivemos excelentes resultados,com dois filhos de Whisky Von der Loie: Café do Conan do Vale da Glória (terceiro colocado) e Sultão da Casa Del Calê (5º colocado).


Café do Conan do Vale da Glória

Café é filho de WHYSKI VON DER LOIÊ (que traz em seu pedigree Yusko Kirschental-Fritz Farbenspiel-Ursus Von Batu-Junker Bierstadter Hof-Gandhi Von Arlett) com a reprodutora selecionada LUANA DA QUINTA DA FIGUEIRA (filha do VA argentino Grando Von Del Dido). Café tem consanguíneo 4-3 em Fritz Farbenspiel, 5-4 em Ronja Farbenspiel, e 5-4 em Ursus Von Batu. Vale destacar ainda, entre seus ascendentes, Nick Romerau, o trisavô Timor de Ponsvera, o excelente reprodutor Hector Quinta da Figueira, Valium Arminius e Rikkor Bad-Boll. Café é de criação de Gilberto Brasil e propriedade de  José Alcides Carneiro Saldanha, “Carneirinho”, que assim volta às lides com um excelente e promissor exemplar.
Sultão Casa Del Calê, quinto  colocado, é criação e propriedade do pelotense (radicado há muitos anos em Porto Alegre) Ilson Calearo.

Na segunda-categoria fêmeas tivemos duas cadelas gaúchas competindo: a terceira colocada Ronda de Ponsvera (excelente filha de Bhax Mhuramel e Ita de Ponsvera), e Gringa do Vale da Neblina (oitava colocada), uma fêmea que chamou muita atenção dos pastoreiros pela grande tipicidade e impronta, recebendo inclusive muitas propostas de compra de pastoreiros do centro do país.
Gringa é criação e propriedade do criador e juiz da raça, o Engº Sérgio Felippetto, de Porto Alegre, e é filha de Xaver do Vale da Neblina e Wicky do Vale da Neblina.
Finalmente, destacamos excelente participação de um filhote de criação argentina, radicado em Caçapava do Sul propriedade do conhecido juiz e criador Luiz Delfino Albarnaz (canil Fonte do Matto): Vegas de Los Baguales, que ficou em terceiro lugar na 6ª categoria machos (exemplares de 4 a 6 meses).  
Vegas, três semanas depois da Sieger, participou de uma exposição em Santa Fé (Argentina), uma exposição muito concorrida, julgada pelo diretor de criação da POA (entidade pastoreira argentina), Horácio Domingues.

Vegas de Los Baguales
Este jovem exemplar é filho do VA1 (Brasil) VA9 (Argentina) Matute de La Dulce Laika, um belíssimo cão, dotado de um excelente temperamento. 

A mãe de Vegas é Ungana de Los Baguales, uma filha do VA1 (Alemanha) Pakros D’Ulmental e da VA1 (Argentina 2007) Máxima de Los Baguales. 

Vegas possui consangüinidade em Bugre da Fonte do Mato 5-4, o legendário exemplar criado por Luiz Delfino que foi três vezes vice-sieger na Argentina na década de 1990.

Viaje em outros blogs sobre criações, meio ambiente, etc:

Nenhum comentário:

Postar um comentário