Cláudio Burck treinando Odin da Casa dos Arcos com C.Guilherme |
A fundação do Núcleo Pelotense de Pastôres Alemães – NUPPA, deu-se por incentivo de Ronaldo de Oliveira, na época presidente do ativo Núcleo de Criadores de Pastôres Alemães de Rio Grande, impulsionado por Rocha Brito e Cláudio Burck. Seus sócios fundadores são José Alberto da Rocha Brito (vice presidente na primeira gestão, presidente na segunda), Luiz Gialluisi Spallone, Margot Machado, Helder Machado, Aires de Mello, Luis Fernando Gastal, Fernando Guimarães, Elmar Hadler, e eu (Carlos Guilherme Rheingantz, primeiro presidente, e vice presidente na segunda diretoria). O ano era 1978, 12 de abril, e, para dar uma idéia de atividade, até 1997 realizamos 26 exposições especializadas, várias delas em dupla com o Núcleo de Rio Grande
(sábado aqui, domingo lá, e vice-versa).
(sábado aqui, domingo lá, e vice-versa).
A primeira exposição oficial do NUPPA ocorreu em 26 de outubro de 1978 e, na 6ª categoria, o julgamento coube ao juíz estreante Luiz Augusto Ponso Cruz. As demais foram julgadas pelo argentino Pablo Monteforte. Grande festa!!!
A partir do NUPPA, os pastores do Canil Helomar passaram a competir nas exposições em Pôrto Alegre , Cruz Alta, Santa Maria e, principalmente, Pelotas e
Rio Grande. Greta do Helomar, cruzando com Ingo v.Ludwigsburger Schloss, produziu excelente ninhada com 4 fêmeas, destacando-se a pequena e muito bem pigmentada Kreta do Helomar.
Rio Grande. Greta do Helomar, cruzando com Ingo v.Ludwigsburger Schloss, produziu excelente ninhada com 4 fêmeas, destacando-se a pequena e muito bem pigmentada Kreta do Helomar.
André (e) e Carlinhos (d) com Kreta do Helomar |
Cruzamento bem sucedido com Ephory V.D.Rosenkrantz, Kreta do Helomar produziu Elke D’Giaspa que, após ninhada Helomar, foi trocada por duas excelentes cadelas de Sérgio Felippetto: Flora da Terra de Sol e Mar (Ingo v.Ludwigsburger Schloss com uma filha de Pachá II dos Moinhos de Vento) e Môsca do Vale da Neblina (Ingo v.Ludwigsburger Schloss com Vek de dois Pinheiros - destacada filha de Lauser V.D.Urbecke), ambas com excelente tipo e temperamento, vencedoras em diversas especializadas.
Kyti do Helomar, irmã de Kreta, cadela grande de boa conformação e pigmentação, produziu Xuá do Helomar, com Ephory V.D.Rosenkrantz, vencedora da 5ª categoria em Pôrto Alegre (mini-ouro), mas faleceu com 1 ano de idade.
Ligia Rheingantz tambem participava dos treinamentos |
Diversos machos foram adquiridos pelo Canil Helomar, ou aqui permaneceram em temporada de cobertura para os associados do NUPPA, produzindo cerca de 200 pastorzinhos registrados, sem problemas absorvidos por criadores de todo o estado.
Fernando (e) e André com ninhada em 1984 |
Depois de quase vinte anos desativado, embora sempre com alguma cadela da boa procedência de Cláudio Burck cuidando da casa, o Canil Helomar volta à atividade, iniciando nova linhagem apostando na boa estrutura, pigmentação e caráter de FRAYA DE LA BLANQUEADA (Baco de Dom Feliciano x Mina do Laçador), nascida em 23/11/2011 nestas instalações. O pai, Baco, e seu destacado criador, José Fernando, serão assunto para outra edição deste blog.
Marina Burck com Athos do Helomar |
Fraya de la Blanqueada (e) e Arka do Helomar, boa convivência |
Marcelo Rheingantz com a ninhada de Donna, nascida em 24 de fevereiro deste ano, com 3 machos disponíveis |
aproveite em sua casa |